No episódio nove do Prontuário de Gestão, podcast quinzenal da GestãoDS, nossos cofundadores, Felipe Ravanello e Marcelo Stangherlin, receberam o doutor David Sena, especialista em cirurgia plástica e sócio da GestãoDS, para uma conversa sobre como identificar oportunidades de atuação fora do consultório médico. Neste artigo, preparamos um resumo sobre os principais tópicos abordados ao longo do bate-papo. Confira!

Tudo começa com o pensamento

Ao longo do programa, o doutor David Sena pontuou a importância da virada de chave do pensamento “eu sou médico”. De acordo com ele, quando pensamos que “somos” e não “estamos sendo”, acabamos nos identificando apenas com essa possibilidade de atuação. O doutor salienta que essa forma de pensar é perigosa, pois coloca o profissional em uma zona de conforto que é viciosa. Segundo David, dentro dessa zona de conforto não há a possibilidade de se permitir olhar para novas oportunidades, por conta do medo da falta de recursos financeiros. Dessa forma, de acordo com ele, o primeiro passo para identificar oportunidades é mudar o pensamento: Afinal, você é ou você está sendo

Além do pensamento, também é fundamental analisar suas prioridades. Isso porque quando você se identifica apenas como médico, ou seja, “eu sou”, se a sua prioridade principal não for saúde, família e inteligência emocional, como você vai trabalhar?  Conforme o Dr. David, quando as prioridades não estão claras, o “ser passa a ser muito alto para você, porque é a sua única tábua de salvação”, reflete o doutor. 

Outro ponto destacado pelo doutor ao longo do episódio é a diferença entre metas e sonhos. Segundo David, devemos ter metas com planejamento, pois os sonhos ficam no mundo das ideias e não podem ser mensurados e avaliados como metas.  No entanto, como dizer não para uma boa oportunidade e sim para uma excelente? 

Clique no link a seguir e baixe o diagrama que o Dr. David Sena utiliza como base para identificar oportunidades excelentes e escolher onde investir a sua energia. 😉

BAIXE O DIAGRAMA

Por onde começar?

Ao final do programa, o Doutor David Sena apresentou quatro prescrições para ajudar médicos(as) a dar o primeiro passo na mudança do pensamento “eu sou”. Confira abaixo!

Prescrição 1: “Acredito que esse conselho serve para qualquer pessoa que quer ter resultados. São três exercícios históricos: Memento Mori, o que você acha que vai olhar para trás e vai se arrepender. O Premediaio Malorum: se você tomar essa decisão,qual o pior cenário, o que você está disposto a perder, e se perder como você vai se sentir. E o Amor Fati: você vai aceitar que a culpa é sua. Usar essa filosofia vai facilitar muito o seu processo.”

O Dr. David Sena na Joy Clinic.

Prescrição 2: “Visão futura. Tenha uma visão futura de intervalo entre 5 e 10 anos. Qual vai ser seu sucesso em 5/10 anos? Crie uma visão ideal, em um cenário que você não vai falhar, com o máximo de detalhes e o porquê desse ideal de futuro.Qual a sua motivação, entenda ela.”

Prescrição 3: “O que você está disposto a fazer hoje? O que hoje seria o primeiro passo? Aprender mais sobre finanças, ser sócio de alguém. Então quando você tem isso, o seu sonho de 5 a 10 anos deixa de ser sonho e passa a ser meta com planejamento.”

Prescrição 4: “Revisão a cada 3 meses: o seus planejamentos estão fluindo? É quase como uma revisão médica dos exames. Esses exames melhoraram? Está sendo exequível? E a cada um ano um check up. Como está a sua saúde mental, sua saúde física, suas finanças?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *